sábado, 7 de abril de 2012

EM RECORRENTE-REMITENTE ... O QUE É ISSO???


BOM, ESTOU AQUI DE NOVO PARA EXPLICAR UM POUCO MAIS SOBRE A EM ... NA VERDADE EU TENHO CONHECIMENTO SOMENTE DO MEU CASO, MEU MÉDICO ME PROIBIU ... ISSO MESMO ... ME PROIBIU DE PESQUISAR SOBRE OUTROS TIPOS ... ELE DISSE QUE MINHA LUTA É UMA E NÃO OUTRA E QUE NÃO TENHO QUE ME PREOCUPAR COM AS MAIS GRAVES ... RS ... ACHO QUE POR UM LADO ELE ESTÁ CERTO, AINDA MAIS EU QUE SOU SUPER ANSIOSA. ME EXPLICOU QUE EXISTEM VÁRIOS TIPOS, PORÉM SOMENTE 4 SÃO AS MAIS COMUNS:
REMITENTE-RECORRENTE
PRIMÁRIA-PROGRESSIVA
SECUNDÁRIA-PROGRESSIVA
PROGRESSIVA

O MEU TIPO É O REMITENTE-RECORRENTE, TAMBÉM CONHECIDO COMO SURTO-REMISSÃO. ESTE TIPO DE EM É A FORMA MAIS COMUM DA DOENÇA, SEGUNDO O MEU MÉDICO ACOMETE 85% DOS CASOS, ELE É CARACTERIZADO POR FASES DE REMISSÃO SINTOMÁTICA, OU SEJA, RECAÍDAS (SENDO SURTOS LEVES OU NÃO). A DURAÇÃO DESSA REMISSÃO VARIA DEMAIS DE UM PACIENTE A OUTRO, A QUALQUER MOMENTO (COMO FOI O MEU CASO), PODENDO DURAR UMA SEMANA OU VÁRIAS ... DEPENDENDO ATÉ ANOS! COMO COMENTEI BEM NO COMEÇO DO MEU BLOG ... EU JÁ APRESENTAVA SINTOMAS ANTES DE DESCOBRIR O QUE REALMENTE TINHA ... UM POUCO MAIS DE UM ANO ... MAS COMO ERA SOMENTE CANSAÇO, PROCURAVA UM MÉDICO E FALAVA QUE ERA DEVIDO A CORRERIA DO MEU TRABALHO ... E ME DAVAM VITAMINAS ... LÓGICO QUE NÃO ADIANTAVA E O QUADRO IA SE AGRAVANDO ... MAS QUANDO EU IA PENSAR QUE SERIA UMA DOENÇA COMO ESTA!?!?!? EXATAMENTE ... NUNCA!!!
MAS VOLTANDO AO ASSUNTO, ESSES SURTOS PROVOCAM DIFICULDADES MOTORAS E/OU SENSITIVAS ... MEU PRIMEIRO SURTO FOI MOTORA, ME TRAVANDO DE UMA CERTA FORMA QUE FOI O ÚNICO JEITO DE ME PARAR E CORRER ATRÁS DO QUE ESTAVA ACONTECENDO ... NESTES 7 MESES TIVE ALGUMAS QUEIXAS MAS NESTE ÚLTIMO MÊS REALMENTE COMEÇOU A ME ATRAPALHAR UM POUCO NAS FISIOTERAPIAS E PRINCIPALMENTE NO PILATES, QUE FOI ESTE NOVO SURTO QUE EU TIVE ... O SENSITIVO. MEUS BRAÇOS FORMIGAM MUITO, PERDENDO UM POUCO DA FORÇA E A VISÃO LEVEMENTE EMBAÇADA ... QUEM TEM ESTAGMATISMO VAI ME ENTENDER ... É MAIS OU MENOS A MESMA COISA! VOCÊ PENSA O QUE??? QUE O GRAU DO TEU ÓCULOS MUDOU! RS ... TUDO PASSA NA TUA CABEÇA .. MENOS SURTO! RS ..

COMO JÁ DISSE, NÃO SE CONHECEM AS CAUSAS DA DOENÇA, SABE-SE, PORÉM, QUE A EVOLUÇÃO DIFERE DE UMA PESSOA A OUTRA, QUE CADA CASO É UM CASO E EU SÓ TENHO COMO FALAR DO MEU, INFELIZMENTE ... MAS ESTAMOS AQUI PARA TROCAR IDÉIAS E EXPERIÊNCIAS! ESTE MEU DIAGNÓSTICO FOI ATRAVÉS DE EXAMES DE IMAGEM (RESSONÂNCIA MAGNÉTICA) ...
APÓS RESULTADO, INICIEI COMO DISSE NO POST ABAIXO O TRATAMENTO COM CORTICOSTEROIDES (PARA REDUZIR A INTENSIDADE DO SURTO) E CONTINUO COM AS INJEÇÕES QUE SÃO CONHECIDAS COMO IMONOMODULADORES, NO MEU CASO O COPAXONE, SENDO TEU PRINCIPAL OBJETIVO ABREVIAR A FASE AGUDA E TENTAR AUMENTAR OS INTERVALOS ENTRE UM SURTO E OUTRO.


MEU MÉDICO ME EXPLICOU QUE SOMENTE COM UM SURTO, ELE NÃO TINHA MUITOS PARÃMETROS PARA AVALIAR REALMENTE COMO ESTAVA INDO MEU TRATAMENTO. ATÉ ENTÃO, MARAVILHOSAMENTE BEM! AGORA COM UM SURTO EM MENOS DE UM ANO E MEIO, ELE JÁ COMEÇA A OBSERVAR MAIS E ANALISAR SE O COPAXONE É A MELHOR ESCOLHA NO MEU CASO. ASSIM, SE HOUVER MAIS SURTOS, MESMO QUE LEVE, UMA DAS ALTERNATIVAS É A TROCA DO REMÉDIO. AGORA É ESPERAR E TORCER PARA QUE NÃO HAJA MAIS NADA POR UM BOM TEMPO!

Um comentário:

  1. minha cunhada teve o diagnótico da esclerose dado e o sintoma que ela sempre me relata é o formigamento do lado esquerdo do corpo.

    ResponderExcluir